Resumo / Fichamento

O resumo científico é sempre utilizado no ensino, tanto professores universitários, como os do ensino secundário e primário usam essa ferramenta para fazer com que o aluno retire o que de mais importante leu na obra indicada.

De modo geral, se trata de retirar de um texto, reduzindo, os elementos mais importantes. Esses pontos, por sua relevância, se somados dão ao resumo aspecto que remete ao texto principal.

Algumas características são inerentes a um bom resumo. Entre elas podemos citar que: o autor deve ser breve e compreensível. Brevidade é importante, pois como diz o próprio nome, trata-se de um resumo, e não de um novo texto.

Deve-se ater ao que é colocado no texto, tentando ser o mais “imparcial possível”, O mais importante em um resumo é fisgar aqueles pontos centrais, que necessariamente não são as divisões de tópicos ou capítulos, mas sim, aquelas divisões subjetivas que são remetem à ordem da escrita do texto.

A outra característica importante é ser compreendido em seu resumo. Parte-se da premissa que esse texto tem sentido fora da relação com o texto-chave. O resumo deve ser independente, até certo do ponto, do texto o qual foi tirado.

O seu caráter de referencial e introdutório faz com que ele seja exigido em toda monografia científica e Trabalhos de Conclusão de Curso, dentre outros. Como ponto de partida para a leitura de qualquer texto ou livro, deixa o leitor à par do que vai encontrar na obra completa, sem revelar, porém as facetas que só serão descobertas durante a leitura integral.

A ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) classifica o resumo em quatro divisões diferentes, a seguir: Resumo Indicativo; Resumo Informativo; Resumo crítico ou recensão; e Resumo Didático.

No Resumo Indicativo serve somente como um pequeno referencial do texto. A indicação ressalta características importantes e tenta instigar o leito à procura do texto original.

Nesse tipo de resumo são retirados todos os dados qualitativos e quantitativos.

Por conta disso, a sua leitura não dispensa a leitura do texto original. Ele serve com uma espécie de “degustação” do quem vem pela frente.

O Resumo Informativo é um dos mais importantes, principalmente no que tange à trabalhos científicos. A maioria dos professores, quando pede aos alunos o resumo de obra, fala desse tipo resumo.

Como características principais para serem ressaltadas no resumo, podemos citar a condensação do conteúdo, isto é, tentar colocar em poucas palavras o que o autor do texto tentou dizer durante a obra; e as finalidades do texto: aquilo que o autor durante toda a obra tentou definir e caracterizar para se chegar à conclusão. Tudo isso deve ser resumido na classificação Informativa.

O Resumo Crítico (Recensão) é usado normalmente por especialistas no assunto. Para se fazer esse tipo de texto é preciso um conhecimento prévio sobre o assunto e autor. Nele, as características mais marcantes são a interpretação do documento.

Leva-se em consideração os pontos abordados na obra, mas ao invés de uma simples condensação ou esquematização, reflete-se, baseando em teorias ou textos anteriores, sobre o que foi ali descrito.

A última classificação é do Resumo Didático. Esse tipo de resumo é muito parecido com o Resumo Indicativo , pois o elemento principal é a condensação do texto. A diferença vem de que ele utiliza palavras-chave para auxiliar na procura, como uma ferramenta pedagógica. Pode ser encontrado no começo das monografias, por exemplo.

Referências Bibliográficas:

Associação Brasileira das Normas Técnicas.: NBR 6028. Rio de Janeiro, 1980.

Telefones .: + 55 (11) 3717-3358 / (19) 3119-7611 / (21) 3521-8979 / (31) 3231-5800 / (61) 3717-1286 / (41) 3941-4820 / (51) 3251-4430
E-Mail .: duvidas@monografiasprontas.com.br / E-Mail .: info@monografiasprontas.com.br
Msn .: escrevendo@globo.com / Skype .: monografiasprontas.com.br

Aviso Legal   |   Troca de links   |   Mapa do Site

© 2003 / 2008 - www.monografiasprontas.com.br - Todos os direitos reservados