O que é uma Monografia

É todo trabalho científico que resulte de pesquisa. Segundo Décio Vieira Salomon: ”todo trabalho científico de primeira mão, que resulte de pesquisa (...), ou seja, o tratamento escrito aprofundado de um só assunto, de maneira descritiva e analítica, onde a reflexão é a tônica” (SALOMON, 2000). Não basta, portanto, ter no corpo do trabalho somente os resultados de uma pesquisa, é necessário e essencial pensar sobre o assunto e explicitar as reflexões.

Para delimitar o assunto que será tratado na monografia, o aluno deve evitar escolher temas genéricos como “a importância da economia para a sociedade atual”, que devido à sua extensão e generalidade não permitem um tratamento sério e aprofundado. É preciso delimitar o assunto, mas qualquer que seja o assunto escolhido, ele deve ser decorrente de uma boa pesquisa científica (SALOMOM, 2000: 256). Essa pesquisa supõe leitura, análise e reflexão, do contrário a monografia transforma-se em uma colcha de retalhos de livros e autores.

Outro ponto importante para o desenvolvimento de uma boa monografia é a fonte bibliográfica. Para iniciar a definição de qualquer assunto é preciso uma bibliografia prévia ou inicial, que vai sendo aumentada à medida que a monografia vai sendo escrita.

“A elaboração de uma Monografia, [...], tem por objetivo a elaboração de um trabalho de final de curso ou TCC, realizado individualmente pelo aluno, visando a síntese dos conhecimentos obtidos, sua aplicação a um contexto específico ou o aprofundamento de questão pertinente à área de estudo, sob a supervisão de um professor–orientador.

A monografia não é apenas mais uma disciplina obrigatória. Ela se apresenta como uma síntese do curso.[...] Com este trabalho o estudante tem oportunidade de mostrar o que aprendeu, e que é capaz de aplicar empiricamente os conteúdos aprendidos”.

A monografia é uma pesquisa acadêmica cujo tema é de interesse e escolha do aluno. Esta pesquisa e realizada em dois semestres letivos nas disciplinas obrigatórias Monografia I e Monografia II. A monografia habilita o aluno na graduação do curso aos títulos acadêmicos de bacharel. Para se formar em qualquer habilitação o aluno deverá ter concluído sua pesquisa de monografia.

Referências Bibliográficas:

BORGES, Stella, VASCONCELLOS, Ana Cristina e MAGALHÃES, Maria Helena. Manual para normalização de publicações técnico-científicas. 4 ed. Belo Horizonte: UFMG, 1999.

SÁ, Elisabeth Schneider de. (org.) Manual de normalização: trabalhos técnicos, científicos e culturais. 4a ed. Petrópolis: Vozes, 1994.

SALOMON, Délcio Vieira. Como Fazer uma Monografia. 9a ed São Paulo: Martins Fontes, 2000.

SANTOS, Antônio Raimundo dos. Metodologia científica: a construção do conhecimento. 2a ed. Rio de Janeiro: DP & A, 1999.

SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. 20a ed. São Paulo: Cortez, 1996.

TACHIZAWA, Takeshy e MENDES, Gildásio. Como fazer monografia na prática. 4a ed. Rio de Janeiro: Fundação Getulio Vargas. 1999.

Telefones .: + 55 (11) 3717-3358 / (19) 3119-7611 / (21) 3521-8979 / (31) 3231-5800 / (61) 3717-1286 / (41) 3941-4820 / (51) 3251-4430
E-Mail .: duvidas@monografiasprontas.com.br / E-Mail .: info@monografiasprontas.com.br
Msn .: escrevendo@globo.com / Skype .: monografiasprontas.com.br

Aviso Legal   |   Troca de links   |   Mapa do Site

© 2003 / 2008 - www.monografiasprontas.com.br - Todos os direitos reservados